Mágicas
CARTÃO PARA O AMIGO/A DA TURMA
Cada aluno fez um cartão com moldura para seu amigo secreto que foi realizado no primeiro dia de aula. Na aula seguinte fizemos a revelação... Ficaram lindos!
Eleições 2014 :
Depois de estudar sobre os Três Poderes e suas funções na política brasileira, os alunos do Quinto Ano foram desafiados a candidatar-se a Governador, Presidente, Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador, representando a turma. Cada candidato teria que apresentar uma proposta de atividade que melhorasse a escola, a socialização entre as turmas ou a conscientização de algum assunto polêmico, para ser eleito pela turma. Cada um apresentou sua proposta e dia primeiro de outubro ocorreram as eleições na sala de aula.
Em seguida, também em clima de eleições, puderam acompanhar o número de votos em nosso país e no LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA criaram uma tabela com o resultado em três estados aos candidatos a presidência. Partindo disso, criaram histórias matemáticas e vários questionamentos sobre os mesmos, como: valor relativo e valor absoluto, ordens, classes e escrita dos números.
Jornal NH do dia 06/10/2014NOME: Brenda e Camila.
E,M.E.F.Helena Canho Sampaio.
Candidatos:
|
Aécio.
|
Dilma.
|
Marina.
|
Estados:
|
|||
RS- Rio Grande do Sul.
|
2.637.238
|
2.751.098
|
732.148
|
MG - Minas Gerais .
|
4.414.452
|
4.829.513
|
1.554.511
|
DF - Distrito Federal.
|
568.371
|
362.511
|
563.830
|
·
Historias
Matemáticas
A)O candidato Aécio
tem quantos votos a menos que a candidata Dilma no estado do Rio Grande
do Sul ?O candidato Aécio tem 113.860
a menos que a candidata Dilma.
B) O candidato Aécio tem quantos votos ao total ? O candidato
Aécio tem 7620061 votos no total.
HOMENAGEM AOS 24 ANOS DE NOSSA ESCOLA
Professora Helena Canho Sampaio
EMEF PROFESSORA HELENA CANHO SAMPAIO
DIVERSOS TRABALHOS
Conhecendo o mundo a partir da geografia e dos países que participam da copa.
PESQUISANDO ADJETIVOS PÁTRIOS
EMEF PROF HELENA CANHO SAMPAIO.
PROFESSORAS: GEMANIR E JORLETE.
ALUNA: Vanessa
Pais Argélia
Continente:
Africano
Capital: Argel
Adjetivo Pátrio:
argelino
EMEF PROF HELENA CANHO SAMPAIO.
PROFESSORAS: GEMANIR E JORLETE.
ALUNO: David
CROÁCIA
CAPITAL: ZAGREB
CONTINENTE: Europeu
Adjetivo pátrio:
croata
INFORMÁTICA EDUCATIVA
Aluno : Maurício
PAÍS: Brasil
CAPITAL BRASILIA
CONTINENTE AMERICANO
Adjetivo Pátrio: Brasileiro
Bandeira:
RELÓGIO DOS NÚMEROS ROMANOS - Trabalho realizado no Art Rag
Vejam um exemplo também do AUTORRETRATO...
AUTORRETRATO
Sou David,
tenho 10 anos, nasci em Novo Hamburgo e moro com meus pais.
Minha brincadeira favorita é jogar
bola.
Em minha vida não gosto do Grêmio.
Gostaria de dizer que aprendi que o silêncio é melhor
do que o barulho.
Minhas qualidades são: Que eu aprendi mais sobre as matérias.
Meus
defeitos são: É que eu sou distraído.
Data:o4/6/ 14
ACRÓSTICO
Também no JOGUE PELA VIDA, incluímos a importância que tem o nosso nome...
VIDA: Reflexão
Vejam alguns dos trabalhos dos alunos realizados no LIE ao encerrar o Projeto em prol da vida e o texto coletivo que também será publicado no Jornal.
EMEF Professora
Helena Canho Sampaio
NOME KAYNAN
DATA13/06/14
PROFESSORAS: GEMANIR e JORLETE
TEXTO DE OPINIÃO
Jogar pela vida é não jogar lixo no rio, não brigar, não responder para os mais
velhos ajudar quem precisa e também não falar palavrões. As pessoas hoje em dia não estão
nem aí para o nosso planeta Terra, se morrer não estão nem aí. A situação do nosso planeta está
péssima e muitos humanos estão sofrendo pelo tráfico hoje em dia.
Penso
que jogar pela vida seria fazer alguma coisa para o nosso mundo melhorar, porque
se nós não cuidarmos do mundo, nós vamos morrer por causa da poluição.
Aprendi que não se deve jogar lixo no rio e
que a preguiça atrapalha o aprender sim. Para mudar esses sentimentos,
aprendemos que não se pode ter preguiça.
Você já teve preguiça? Nós já
tivemos e superamos, pois não devemos desistir nunca, mas persistir sempre.
EMEF Professora Helena
Canho Sampaio
NOME KAYNAN
DATA: 13/06/14
PROFESSORAS: GEMANIR e
JORLETE
TEXTO DE OPINIÃO
Jogar pela vida é ajudar as pessoas a terem respeito,
cuidar da natureza, estudar, respeitar os professores, o pai a mãe, avô, avó,
tia e tio.
As pessoas não cuidam da vida no nosso planeta, elas
destroem, jogam lixo no chão e nos rios, isso para mim não é cuidar. A situação
no nosso planeta está muito feia, os rios poluídos e as ruas sujas.
Penso que jogar pela vida seria ajudar as pessoas terem respeito
e cuidar da natureza, ter carinho e amor no coração. Porque ajudar as pessoas é
um ato de bondade e educação e cuidar da natureza é uma responsabilidade de
quem tem amor no coração e também pensa nos outros.
A preguiça atrapalha o aprender, porque a gente não tem vontade
de aprender. Desistir sempre? Ou persistir? Como deve ser a aprendizagem de
coisas novas na vida? Deve-se nunca desistir, sempre persistir e ser bom,
atencioso, divertido e ter educação.
Durante as
aulas aprendi que se deve ter respeito, carinho, dedicação e amor. Para melhorar
a vida, eu não jogo lixo no chão, nem no rio e tenho respeito, cuido do meio
ambiente e da minha vida.
Por isso:
JOGAR PELA VIDA, POR QUÊ?
Jogar pela vida é cuidar da sua vida, cuidar de quem
se gosta, cuidar da natureza, respeitar os mais velhos, não falar palavrões,
ser educado com as pessoas, ajudar as pessoas quando solicitado. Na vida, temos
que cuidar do nosso corpo e do meio ambiente.
Hoje as pessoas jogam lixo nos rios, ruas e calçadas
jogam comida em terrenos vazios, queimam restos de objetos, destruindo e
poluindo a natureza.
Além do “monstro poluição”, existe o tráfico humano
que ilude as pessoas com o trabalho e as leva para outros lugares tornando as
pessoas escravas, tratando-as como produtos a serem vendidos.
Pensamos que jogar pela vida é mudar o jeito de viver,
livrar-se dos sentimentos ruins e valorizar o amor, o carinho, a família, as
amizades e amar a própria vida, pois o que a boca fala, o corpo faz e o coração
está cheio.
Para melhorar a nossa vida e a de todos, aprendemos
que não se pode ter preguiça. Você já teve preguiça? Nós já tivemos e
superamos, pois não devemos desistir nunca, mas persistir sempre.
E, aí, você já parou para pensar se está jogando pela
vida? Pensou em todas as coisas que você já fez? Nós jogamos pela vida,
pensamos todos os dias em nós mesmos, no que devemos melhorar. E percebemos que
o mundo não é perfeito, que antigamente as pessoas eram amadas e as "coisas"
eram usadas. Atualmente, as "coisas" estão sendo amadas e as pessoas
sendo usadas.
Por isso, jogue pela vida, ame a si mesmo e aos
outros. Um futuro melhor para nós, brasileiros, dependerá do que fizermos no
presente em nossas vidas.
(Texto
coletivo alunos e alunas do 5º ano)
Professora
Jorlete Gomes de Santana
EMEF Profª
Helena Canho Sampaio
Vila
Integração- Lomba Grande NH
JOGUE PELA VIDA
O 5º ANO iniciou os trabalhos no LIE fazendo um logotipo para o seu Projeto em estudo 'Jogue pela vida!'
A turma realizou pesquisas com ênfase na Campanha da Fraternidade 2014, a qual aborda o tema 'Fraternidade e o Tráfico Humano.'
Pensando sobre o nosso país estar recebendo tantos turistas para o grande evento que é a Copa do Mundo e realizando reflexões acerca deste tamanho problema que enfrentamos, paramos para discutir as possibilidades que cada um tem de contagiar os outros sobre essa conscientização.
Queremos dar ênfase a este problema, que parece não existir aqui e o que é possível ser feito para vivermos essa liberdade de filhos de Deus, mas com tamanha responsabilidade desde agora.
Nossa equipe de gincana pesquisa sobre a Argélia, onde já sabemos que há também os escravos trazidos da África. Seguem os estudos...
Somos o 5º ANO de 2014 e nossa professora regente é a Jorlete.
O 5º ANO iniciou os trabalhos no LIE fazendo um logotipo para o seu Projeto em estudo 'Jogue pela vida!'
A turma realizou pesquisas com ênfase na Campanha da Fraternidade 2014, a qual aborda o tema 'Fraternidade e o Tráfico Humano.'
Pensando sobre o nosso país estar recebendo tantos turistas para o grande evento que é a Copa do Mundo e realizando reflexões acerca deste tamanho problema que enfrentamos, paramos para discutir as possibilidades que cada um tem de contagiar os outros sobre essa conscientização.
Queremos dar ênfase a este problema, que parece não existir aqui e o que é possível ser feito para vivermos essa liberdade de filhos de Deus, mas com tamanha responsabilidade desde agora.
Nossa equipe de gincana pesquisa sobre a Argélia, onde já sabemos que há também os escravos trazidos da África. Seguem os estudos...
Somos o 5º ANO de 2014 e nossa professora regente é a Jorlete.
Estamos com muitos trabalhos em andamento no Laboratório de Informática Educativa.
Logo, logo a Professora Gemanir irá postar os mesmos.
Aguardem... Vale a pena conferir!!!!
Ruínas das Missões - no RS
Em pesquisas realizadas sobre Ruínas
das Missões, o 5º Ano viajou pelo Google Maps para conhecer um pouco do
cenário existente por lá. Depois, salvaram imagens e selecionaram
alguns lugares para criar efeitos e brincar com mágicas nas fotos
(utilizando-se do Tux Paint).
Ficaram lindos!
Projeto: ONDE ESTOU EM NOVO HAMBURGO
Inicialmente o 5º ano realizou uma descrição de suas residências. Depois, fizeram uma visita ao Receptivo Turístico de Novo Hamburgo, onde puderam constatar as diferenças entre zona rural e urbana, localizando-se dentro do município.
No Laboratório de Informática Educativa fizeram a Planta Baixa de suas casas (no programa XHOME 3D) e também a vista de frente de suas residências.
Concluiram o trabalho no Paint, onde puderam demostrar o local onde moram.
COMBINAÇÕES PARA O USO DOS COMPUTADORES E DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
Cada turma que veio ao LIE (Laboratório de Informática Educativa) conversou sobre o uso do laboratório e como podemos colaborar para o bom funcionamento do mesmo.
O 5º ano construiu as regras, ilustrando no Paint.
Maria Eduarda P. e Driely
Saimon e Emanuell
Andressa e Ester
Carolina e Maiara
Diego e Eduardo
Andressa e Ester
João e Arthur
Carolina e Maiara
Tiago e João
Franciele e Vitória
Vitória e Victor
Chaiane e Maria Eduarda I.
Elas vão ficar expostas no mural do laboratório para todos lembrarem de cuidar do nosso ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário