5° ANO








Mágicas




















CARTÃO PARA O AMIGO/A DA TURMA

Cada aluno fez um cartão com moldura para seu amigo secreto que foi realizado no primeiro dia de aula. Na aula seguinte fizemos a revelação... Ficaram lindos!






























































































                                     Eleições 2014 :

    Depois de estudar sobre os Três Poderes e suas funções na política brasileira, os alunos do Quinto Ano foram desafiados a candidatar-se a Governador, Presidente, Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador, representando a turma. Cada candidato teria que apresentar uma proposta de atividade que melhorasse a escola, a socialização entre as turmas ou a conscientização de algum assunto polêmico, para ser eleito pela turma. Cada um apresentou sua proposta e dia primeiro de outubro ocorreram as eleições na sala de aula.

    Em seguida, também em clima de eleições, puderam acompanhar o número de votos  em nosso país e no LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA criaram uma tabela com o resultado em três estados aos candidatos a presidência. Partindo disso, criaram histórias matemáticas e vários questionamentos sobre os mesmos, como: valor relativo e valor absoluto, ordens, classes e escrita dos números.

Jornal NH do dia 06/10/2014

NOME: Brenda e Camila.    


                     E,M.E.F.Helena Canho Sampaio. 



Candidatos:

Aécio.

Dilma.

Marina.

Estados:




RS- Rio Grande do Sul.

2.637.238

2.751.098

732.148


MG - Minas Gerais .

4.414.452

4.829.513

1.554.511

DF - Distrito Federal.

568.371

362.511

563.830


·     Historias Matemáticas

A)O candidato Aécio  tem quantos votos a menos que a candidata Dilma no estado do Rio Grande do Sul  ?O candidato Aécio tem 113.860 a menos que a candidata Dilma.







B) O candidato Aécio tem quantos votos ao total ? O candidato Aécio tem 7620061 votos no total.






HOMENAGEM AOS 24 ANOS DE NOSSA ESCOLA











Professora Helena Canho Sampaio
EMEF PROFESSORA HELENA CANHO SAMPAIO





DIVERSOS TRABALHOS

Conhecendo o mundo a partir da geografia e dos países que participam da copa.

PESQUISANDO ADJETIVOS PÁTRIOS



EMEF PROF HELENA CANHO SAMPAIO.
PROFESSORAS: GEMANIR E JORLETE.
ALUNA: Vanessa  
Pais Argélia
Continente: Africano
Capital: Argel
Adjetivo Pátrio: argelino


EMEF PROF HELENA CANHO SAMPAIO.
PROFESSORAS: GEMANIR E JORLETE.
ALUNO: David

CROÁCIA



CAPITAL: ZAGREB 
CONTINENTE: Europeu
 Adjetivo pátrio: croata

INFORMÁTICA EDUCATIVA
Aluno : Maurício


PAÍS: Brasil
CAPITAL BRASILIA

 CONTINENTE AMERICANO
 Adjetivo Pátrio: Brasileiro

Bandeira:






RELÓGIO DOS NÚMEROS ROMANOS - Trabalho realizado no Art Rag





Vejam um exemplo também do AUTORRETRATO...



AUTORRETRATO

        Sou David, tenho 10 anos, nasci em Novo Hamburgo e moro com meus pais.
Minha brincadeira favorita é jogar bola.
Em minha vida não gosto do Grêmio.
Gostaria de dizer que aprendi que o silêncio é melhor do que o barulho.
Minhas qualidades são: Que eu aprendi mais sobre as matérias.
Meus defeitos são: É que eu sou distraído.
               
Data:o4/6/ 14

















ACRÓSTICO
Também no JOGUE PELA VIDA, incluímos a importância que tem o nosso nome...





 VIDA: Reflexão
Vejam alguns dos trabalhos dos alunos realizados no LIE ao encerrar o Projeto em prol  da vida e o texto coletivo que também será publicado no Jornal.


EMEF Professora Helena Canho Sampaio

NOME KAYNAN

DATA13/06/14

PROFESSORAS: GEMANIR e JORLETE

TEXTO DE OPINIÃO

 
Jogar pela vida é não jogar lixo no rio, não brigar, não responder para os mais velhos ajudar quem precisa e também não falar palavrões. As pessoas hoje em dia não estão nem aí para o nosso planeta Terra, se morrer não estão nem aí. A situação do nosso planeta está péssima e muitos humanos estão sofrendo pelo tráfico hoje em dia.
Penso que jogar pela vida seria fazer alguma coisa para o nosso mundo melhorar, porque se nós não cuidarmos do mundo, nós vamos morrer por causa da poluição.
 Aprendi que não se deve jogar lixo no rio e que a preguiça atrapalha o aprender sim. Para mudar esses sentimentos, aprendemos que não se pode ter preguiça.
Você já teve preguiça? Nós já tivemos e superamos, pois não devemos desistir nunca, mas persistir sempre.



EMEF Professora Helena Canho Sampaio

NOME KAYNAN

DATA: 13/06/14

PROFESSORAS: GEMANIR e JORLETE 



TEXTO DE OPINIÃO



Jogar pela vida é ajudar as pessoas a terem respeito, cuidar da natureza, estudar, respeitar os professores, o pai a mãe, avô, avó, tia e tio.

As pessoas não cuidam da vida no nosso planeta, elas destroem, jogam lixo no chão e nos rios, isso para mim não é cuidar. A situação no nosso planeta está muito feia, os rios poluídos e as ruas sujas.

Penso que jogar pela vida seria ajudar as pessoas terem respeito e cuidar da natureza, ter carinho e amor no coração. Porque ajudar as pessoas é um ato de bondade e educação e cuidar da natureza é uma responsabilidade de quem tem amor no coração e também pensa nos outros.

A preguiça atrapalha o aprender, porque a gente não tem vontade de aprender. Desistir sempre? Ou persistir? Como deve ser a aprendizagem de coisas novas na vida? Deve-se nunca desistir, sempre persistir e ser bom, atencioso, divertido e ter educação.

Durante as aulas aprendi que se deve ter respeito, carinho, dedicação e amor. Para melhorar a vida, eu não jogo lixo no chão, nem no rio e tenho respeito, cuido do meio ambiente e da minha vida.

Por isso:





JOGAR PELA VIDA, POR QUÊ?


Jogar pela vida é cuidar da sua vida, cuidar de quem se gosta, cuidar da natureza, respeitar os mais velhos, não falar palavrões, ser educado com as pessoas, ajudar as pessoas quando solicitado. Na vida, temos que cuidar do nosso corpo e do meio ambiente.
Hoje as pessoas jogam lixo nos rios, ruas e calçadas jogam comida em terrenos vazios, queimam restos de objetos, destruindo e poluindo a natureza.
Além do “monstro poluição”, existe o tráfico humano que ilude as pessoas com o trabalho e as leva para outros lugares tornando as pessoas escravas, tratando-as como produtos a serem vendidos.
Pensamos que jogar pela vida é mudar o jeito de viver, livrar-se dos sentimentos ruins e valorizar o amor, o carinho, a família, as amizades e amar a própria vida, pois o que a boca fala, o corpo faz e o coração está cheio.
Para melhorar a nossa vida e a de todos, aprendemos que não se pode ter preguiça. Você já teve preguiça? Nós já tivemos e superamos, pois não devemos desistir nunca, mas persistir sempre.
E, aí, você já parou para pensar se está jogando pela vida? Pensou em todas as coisas que você já fez? Nós jogamos pela vida, pensamos todos os dias em nós mesmos, no que devemos melhorar. E percebemos que o mundo não é perfeito, que antigamente as pessoas eram amadas e as "coisas" eram usadas. Atualmente, as "coisas" estão sendo amadas e as pessoas sendo usadas.
Por isso, jogue pela vida, ame a si mesmo e aos outros. Um futuro melhor para nós, brasileiros, dependerá do que fizermos no presente em nossas vidas.
(Texto coletivo alunos e alunas do 5º ano)
Professora Jorlete Gomes de Santana
EMEF Profª Helena Canho Sampaio
Vila Integração- Lomba Grande NH





JOGUE PELA VIDA
O 5º ANO iniciou os trabalhos no LIE fazendo um logotipo para o seu Projeto em estudo 'Jogue pela vida!'
A turma realizou pesquisas com ênfase  na Campanha da Fraternidade 2014, a qual aborda o tema 'Fraternidade e o Tráfico Humano.'
 Pensando sobre o nosso país estar recebendo tantos turistas para o grande evento que é a Copa do Mundo e realizando reflexões acerca deste tamanho problema que enfrentamos, paramos para discutir as possibilidades que cada um tem de contagiar os outros sobre essa conscientização.
Queremos dar ênfase a este problema, que parece não existir aqui e o que é possível ser feito para vivermos essa liberdade de filhos de Deus, mas com tamanha responsabilidade desde agora.
Nossa equipe de gincana pesquisa sobre a Argélia, onde já sabemos que há também os escravos trazidos da África.  Seguem os estudos...
  











Somos o 5º ANO  de 2014 e nossa professora regente é a Jorlete.
Estamos com muitos trabalhos em andamento no Laboratório de Informática Educativa.
Logo, logo a Professora Gemanir irá postar os mesmos.
Aguardem... Vale a pena conferir!!!!















                                    Ruínas das Missões - no RS

         Em pesquisas realizadas sobre Ruínas das Missões, o 5º Ano viajou pelo Google Maps para conhecer um pouco do cenário existente por lá. Depois, salvaram  imagens e selecionaram alguns lugares para criar efeitos e brincar com mágicas nas fotos (utilizando-se do Tux Paint).




















                                                                 Ficaram lindos!




Projeto: ONDE ESTOU EM NOVO HAMBURGO

     Inicialmente o 5º ano realizou uma descrição de suas residências. Depois, fizeram uma visita ao Receptivo Turístico de Novo Hamburgo, onde puderam constatar as diferenças entre zona rural e urbana, localizando-se dentro do município.
        No Laboratório de Informática Educativa fizeram a Planta Baixa de suas casas (no programa XHOME 3D) e também a vista de frente de suas residências. 
        Concluiram o trabalho no Paint, onde puderam demostrar o local onde moram.





















COMBINAÇÕES PARA O USO DOS COMPUTADORES E DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

Cada turma que veio ao LIE (Laboratório de Informática Educativa) conversou sobre o uso do laboratório e como podemos colaborar para o bom funcionamento do mesmo.
 O 5º ano construiu as regras, ilustrando no Paint.



Geovana e Iago

 Maria Eduarda P. e Driely

Saimon e Emanuell

Andressa e Ester

Carolina e Maiara

Diego e Eduardo

 Andressa e Ester
João e Arthur

Carolina e Maiara

Tiago e João

Franciele e Vitória

Vitória e Victor

Chaiane e Maria Eduarda I.

Elas vão ficar expostas no mural do laboratório para todos lembrarem de cuidar do nosso ambiente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário